O Agrupamento de Escolas Lousada Este no âmbito das disciplinas de História, Cidadania e Teatro, dinamizou o projeto “Justiça para Tod@s” com os alunos do 9.º ano das turmas A e D da Escola EB 2/3 de Caíde de Rei.
Este projeto consiste num programa de promoção dos valores democráticos com base na educação para a justiça e os direitos humanos das jovens gerações.
Assim, as docentes Angelina Paulo e Alexandra Gama, levaram a cabo um conjunto de sessões, nas quais foram abordadas várias temáticas que colocaram a educação para a justiça como uma ferramenta cívica fundamental no estado de direito. Estas sessões culminaram numa simulação de julgamento de um caso de “Violência no Namoro” no Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este.
A simulação do julgamento decorreu no passado dia 23 de maio, na sala de audiências do Tribunal, sob a presidência do Sra. Dra. Juíza Inês Coelho.
Registou-se um notável empenho e dedicação dos alunos ao longo do ano letivo, quer nas diferentes sessões de preparação, quer no próprio julgamento.
Este projeto contou com a colaboração imprescindível do guarda Moreno, especialista em casos de violência doméstica da Guarda Nacional Republicana do posto de Lousada que muito nos esclareceu relativamente aos procedimentos legais associados a estes casos.
De igual forma contamos com o apoio da Dr.ª Sónia Ferreira, advogada que, a título gratuito, prestou todo o apoio jurídico na construção e apresentação do tema à Sra. Dra. Juíza Inês Coelho que, cordialmente, participou neste desafio e presidiu o julgamento do caso “Violência no Namoro”.
Contamos ainda com o apoio da Sr.ª Procuradora do Ministério Público do Tribunal de Lousada, Dr.ª Ana Mendonça, assim como do advogado Dr. Nuno Silvano e Dr.ª Andreia Pinto.
Um agradecimento muito especial à Sr.ª Dr.ª Juiz Presidente Helena Tavares graças a quem foi possível concretizar este nosso projeto.
As responsáveis agradecem ainda a presença dos Encarregados de Educação, do ex diretor do Agrupamento de Escolas Lousada Este, Orlando Pereira, a todos os docentes que em muito contribuíram para o sucesso deste projeto, bem como aos funcionários do Tribunal de Lousada que tão bem nos receberam.
No que à leitura da sentença diz respeito, destacamos a importância que a Sra. Dra. Juíza deu à adoção de comportamentos responsáveis no contexto escolar, visando não colocar em causa o bem-estar e a segurança dos outros.
A todos o nosso bem haja!